Pix: O Que é e Como Funciona Essa Tecnologia
Siga-nos

Pix: O Que é e Como Funciona Essa Tecnologia.

Anúncios

Primeiro, importante lembrar que o sistema PIX, foi criado pelo Banco Central do Brasil para facilitar pagamentos. Com isso, através do PIX todas as contas que utilizam QR Codes serão interoperáveis. Desse modo, poderão ser permitidas transferências e pagamentos de uma conta eletrônica para outra em tempo real a qualquer dia e hora. Por isso, entenda melhor o que é e como funciona essa tecnologia do Pix.

Sendo assim, os pagamentos instantâneos permitem transações a qualquer hora, momento e lugar para bancos diferentes dentro do Brasil. Além disso, não terá necessidade de intermediários para isso. Ou seja, os esquemas de cartões, adquirentes e emissores serão indispensáveis. E, para quem não sabe, as carteiras digitais são empresas que atualmente armazenam informações sobre cartão de crédito para facilitar o processo de checkout.

Anúncios

Além de tudo, uma das maiores diferenças, é que através desses pagamentos instantâneos, será possível a interoperabilidade entre toda e qualquer conta digital. Ou seja, um usuário de uma conta eletrônica poderá transferir para outra sem que ocorra custos independente do banco, além de ser instantaneamente. 

Pix O Que é e Como Funciona Essa Tecnologia
Sistema Pix (Imagem: Canva Pro)

Benefícios de Pagamentos Via Pix.

Além de tudo, com os pagamentos instantâneos é possível ver várias facilidades para a atualidade do mercado brasileiro. Além de tudo, os custos serão bem menores e não haverá a necessidade de outras entidades participarem da transação. 

Anúncios

Portanto, como a transação ocorre em tempo real, torna-se indispensável o uso de meios alternativos de pagamentos, como por exemplo, o boleto bancário. Desse modo, é permitido a interoperabilidade de todas as contas e players que usam QR Code como meio de pagamento. Também, não exige que o destinatário final seja um usuário com conta bancária.

Ainda, segundo o Banco Central do Brasil, a população do brasileura está se tornando cada dia mais mobile-centric. Ou seja, significa que o e-commerce permanece constantemente dando espaço ao m-commerce. Além disso, futuramente, os setores de pagamentos terão que estar preparados. Isso, pelo fato dos clientes esperarem um processo de checkout mais simplificado do que o de anos atrás.

Acessibilidade Financeira.

Além das diversas vantagens inclusas nesse processo, uma delas é apostar no Instant Payments. Com isso, ocorre a inclusão da população sem acesso a conta bancária no sistema financeiro brasileiro. Além disso, no ano de 2017, mais ou menos 70% da população brasileira foi incluída nesse sistema, segundo o Banco Central. Com isso, cerca de 48 milhões de pessoas continuam sem ter acesso a cartões de débito e crédito ou conta bancária.

No entanto, mesmo não possuindo contas bancárias, essas pessoas movimentam em média 204 bilhões de dólares da economia anualmente no país. Pois, são essas pessoas que optam preferencialmente pelo uso do papel-moeda, se tornando uma grande população. Além disso, ao serem questionados o motivo de não terem conta bancária, a resposta de 49% é a falta de confiança em bancos. Também cerca de 31% declaram que não têm dinheiro o bastante para isso e 29% optam por preferir usar dinheiro.

Nesse sentido, é evidente que o sistema bancário brasileiro possui lacunas em questões de métodos de pagamentos. Entretanto, até hoje muitas pessoas não confiam em bancos o bastante a ponto de confiar todo seu dinheiro em uma conta. Além disso, muitas pessoas ainda acreditam que dessa forma, há taxas absurdas para ter uma conta ou cartão. 

Facilidade e Comodidade Nas Transações.

Por fim, após criar esse novo meio de pagamento, a principal vantagem é eliminar a necessidade de lidar periodicamente com sistema de bancos tradicionais. Contudo, o histórico brasileiro leva muitas pessoas a não confiarem as suas finanças a uma instituição, principalmente cidadãos mais velhos.

Portanto, o intuito desse novo sistema é trazer segurança para a população para movimentar seu dinheiro. Dessa maneira, poder reduzir a circulação do papel-moeda e reduzir os custos que isso traz.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados