Dicas Para ser Mais Produtivo nos Estudos
Siga-nos

Dicas Para ser Mais Produtivo nos Estudos.

Anúncios

As dicas para ser mais produtivo nos estudos envolve aprender a gerenciar o tempo de forma correta, mas entender o impacto de tudo aquilo que você faz quando se senta para ler ou revisar um assunto.

Pensando nisso, separamos aqui os tópicos mais valiosos e importantes que não podem ficar de fora da sua agenda.

Anúncios

Assim, será mais fácil dar os primeiros passos, aprender mais rapidamente e ainda elevar o grau de conteúdo ou de dificuldade. Confira!

Dicas Para ser Mais Produtivo nos Estudos
Produtividade nos Estudos (Imagem: Canva Pro)

Tudo é Gestão de Tempo.

A gestão de tempo pode mudar completamente a sua vida, em poucos minutos. Basicamente, você deve entender qual o seu tempo diário, como ele é gasto e o que gostaria de mudar.

Anúncios

Dessa maneira, é possível planejar o dia com mais eficiência, de modo que aproveite melhor cada momento. Inclusive, a internet pode te ajudar muito a economizar tempo.

Então, defina uma rotina que funcione e a siga, fazendo todas as correções necessárias para conseguir cumprir com todas as obrigações.

Tenha Sempre um Cronograma Definido.

O cronograma de estudos se refere ao ponto inicial, por onde vai começar, e até onde quer chegar, que pode ser completamente fechado, como o fim do livro, ou não.

Em síntese, o cronograma é a bússola que rege os seus dias, permitindo o avanço, mas também é crescente, evitando que você fique parado no mesmo lugar por muito tempo.

Então, avalie tópicos e crie uma lista para continuar estudando. Você também pode definir prazos, o que é mais interessante em casos de provas e concursos.  

Dicas Para ser mais Produtivo nos Estudos: O que Está Além dos Cadernos.

Uma dica importante se refere aos hábitos que vão além dos estudos, mas que impactam a sua rotina. Com destaque para a alimentação e o sono.

Assim, uma alimentação balanceada garante que você tenha energia, regula os níveis hormonais, melhora o humor e evita o desgaste em excesso.

Da mesma forma, o sono oferece o descanso que o seu cérebro precisa para reter as informações e para se preparar para o dia seguinte. Sendo assim, comece a dormir melhor e se alimente com qualidade.

Cuidado com o Uso das Redes Sociais.

Talvez você não saiba, mas a premissa das redes sociais é fazer com que você passe o máximo de tempo nelas. Justamente por isso, a maioria já conta com o “feed/rolagem infinita”.

Ao mesmo tempo, os algoritmos recolhem informações do seu aparelho constantemente e, por isso, apresentam coisas que realmente são do seu interesse.

O problema é que isso faz com que você se perca no tempo e acabe passando horas ali, o que não é interessante para os estudos, além de aumentar os níveis de ansiedade e procrastinação. Então, regule o uso!

Foque em Entender o seu Funcionamento.

Um segredo de ouro quando pensamos em dicas para ser mais produtivo nos estudos é a dificuldade em entender exatamente o que funciona para você, ao invés de apenas seguir um “projeto” pronto de terceiros.

Dessa forma, aprenda o que dá certo para si e aplique isso.

Por exemplo, algumas pessoas precisam de mais intervalos que outras, alguns preferem tirar um cochilo a tarde e outros não, tem pessoas que precisam de mais revisões ou exercícios e assim por diante.

Distrações e Ciclos: Dicas Para ser mais Produtivo nos Estudos.

Os ciclos produtivos se referem ao tempo de atenção que um indivíduo consegue oferecer, seja trinta minutos ou uma hora. Geralmente, a regra é fazer uma pequena pausa a cada 60 minutos.

Já as distrações são todos aqueles detalhes que dispersam você do foco, como a roupa suja, fome, celular, um vídeo rodando, etc.

Portanto, comece a entender o seu ciclo de maior produtividade e elimine as distrações. Para isso, você precisa de uma rotina funcional e de um espaço que facilite o aprendizado.

Outras Dicas Indispensáveis.

Por fim, algumas outras dicas são essenciais para a mudança: comece a organizar o seu local de estudo ao final de cada dia, para que tudo esteja pronto no dia seguinte, evitando a procrastinação.

Você pode trabalhar com um sistema de recompensas ao finalizar um ponto interessante, como começar outro livro/capítulo, fazer todos os resumos, etc. Entretanto, para que funcione, essa recompensa deve ser exclusiva para essa ação.

Sempre respeite seus limites, tempo, necessidades, corpo e mente. Ou seja, cuidado ao tentar “forçar” demais, já que isso pode comprometer o seu rendimento final. E para ficar de olho nas novidades, já confira nosso site!

Concluindo.

As dicas para ser mais produtivo nos estudos tem como foco facilitar o processo e reduzir erros.

Porém, cada ser humano é único e, por isso, não existe uma “receita” pronta, sendo necessário adaptar a partir das suas necessidades.

Enfim, dê o primeiro passo e comece a mudança, para otimizar o seu tempo, melhorar seus resultados e alcançar os objetivos que estão em pauta.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados