
Anúncios
Sempre é importante lembrar, que memorizar o que está estudando, será eficaz por pouco tempo. Pois, o ideal para dominar e aprender qualquer assunto, não é somente memorizar. Em contrapartida, para estudar é necessário que a memória seja estimulada para conseguir lembrar o que foi visto. Desse modo, aprenda a memorizar melhor tudo o que você estuda e tire nota 10.
No entanto, lembre-se que tudo é uma questão de praticar, esse é o único meio de ficar expert no que faz. Além disso, alguns estudantes não dedicam tempo suficiente para os estudos e tentam apenas decorar. No entanto, acaba sendo em vão. Pois, esquecem com rapidez tudo que estudou. Além do mais, conforme as atividades ficam mais difíceis, a dificuldade em executar é maior ainda.
Portanto, mais do que aprender a memorizar melhor todo o conteúdo, é importante aprender como usar a memória com maior eficácia e ao seu favor. Dessa forma, o conteúdo estudado poderá ser usado para a vida toda e não apenas para conseguir notas em uma prova. Por isso, veja a seguir algumas dicas que ajudarão a fixar melhor um assunto em sua memória.
Anúncios
Primeiramente, nada melhor para fixar um assunto do que anotar tudo em um papel. Com isso, poderá ler em voz alta para você mesmo e gravar o que está sendo dito. Portanto, faça tópicos do que está sendo estudado e assim poderá treinar mais vezes o que está sendo estudado.
Contudo, busque quais são as áreas com maior dificuldade de fixação. Depois, crie perguntas sobre o assunto e tente responder sozinho, sem olhar o conteúdo. Sendo assim, confira as suas anotações para se certificar que a resposta dada foi correta. Caso tenha dado uma resposta negativa, revise o conteúdo. Só passe para a próxima pergunta após concluir e acertar sem precisar consultar a resposta novamente.
Além do mais, aprenda a memorizar melhor apostando em leituras no papel. Pois, isso facilita na hora de estudar. Você pode anotar na apostila e fazer marcações com anotações às margens. Dessa forma, a leitura em papel faz com que você ative a sua memória espacial, ao contrário das telas de computadores, você consegue recuperar informações a longo prazo. Ao utilizar o estudo em papel, você também se livra de distrações como o uso da internet.
Agora, outra forma de organizar os seus estudos, é dividindo em partes o material. Pois, é bem mais fácil lembrar de informações que você absorveu aos poucos. Portanto, ao invés de tentar memorizar todo o capítulo de um livro de uma só, por exemplo, experimente dividir o material em partes. Caso você esteja buscando memorizar o vocabulário da aula de idiomas, tente não memorizar mais de seis a sete palavras por vez.
Além disso, caso esteja estudando com um livro, talvez seja útil utilizar a estrutura do livro. Pois, normalmente, livros didáticos são divididos em partes mais curtas e cada um deles com uma quantidade acessível de informações. Portanto, além de dividir em seções, você deve se certificar de antes de pular para a próxima parte, ter entendido a anterior.
Contudo, pode ser bastante eficaz estudar assuntos diferentes em curto espaço de tempo. Por exemplo, alterne entre tópicos que são diferentes, isso fará com que o seu cérebro não fique sobrecarregado e esgotado com apenas um tipo de informação. Então, passe cerca de 50 minutos em um tópico e passe para outro, depois pause uns 15 minutos e passe para outro tópico.
Outra maneira interessante e simples, é explicar para outra pessoa o material estudado. Sem dúvidas, essa é uma das melhores formas de aprender. Sendo assim, coloque essas dicas em pratica e aprenda a memorizar melhor.
Pois, para explicar a alguém, você precisa dominar o assunto antes. Desse modo, tente expressar o material estudado de forma resumida, assim você poderá entender e absorver melhor o que está sendo estudado.