Estátua da Liberdade - Conheça Sua Curiosa História
Siga-nos

Estátua da Liberdade: Conheça Sua Curiosa História.

Anúncios

Primeiramente, é preciso deixar claro que a construção da Estátua da Liberdade foi uma forma da França presentear a América. Sendo assim, conheça a curiosa história da estátua da liberdade. Na realidade, a estátua foi obra de um renomado fabricante de estátuas, conhecido como Frédéric Auguste Bartholdi.

Portanto, através de confissões em suas cartas e diários, Bartholdi relatou como teria sido a sua incrível jornada por toda a América. Bem como, a sua exploração por locais únicos e exóticos, no intuito de conseguir apoio. No entanto, após diversas tentativas, ele se deu conta de que não obteria apoio financeiro de nenhum governo. Então, ele resolveu ir em busca de fundos para construir a Estátua.

Anúncios

Posteriormente, ele passou a fazer shows em Paris e cobrar por isso. Nesses shows as pessoas pagavam para conseguir ver uma estátua sendo construída. Além disso, mesmo fazendo a construção em uma oficina suja e cheia de poeira, conseguiu alguns feitos. Como, vender lembranças e solicitar ao governo da França a liberação para administrar uma loteria nacional.

Estátua da Liberdade - Conheça Sua Curiosa História.
Estátua da Liberdade (Imagem: Canva Pro)

A Estátua da Liberdade Foi Projetada Para o Canal de Suez.

Contudo, a intenção inicial de Bartholdi não era criar o projeto da estátua para ser construída na América. Primeiramente, enquanto jovem, sua visita ao Egito o deixou extremamente encantado por possuir um projeto que havia sido iniciado de escavar um canal ligando o Mar Vermelho e Mediterrâneo. 

Anúncios

Então, pensando nisso, em 1867, ele não podia deixar passar a oportunidade ao se encontrar na feira mundial de Paris com o líder do Egito da época. Com isso, ele fez a proposta, para criar uma obra tão maravilhosa quanto as outras famosas do Egito. 

Sendo assim, o seu projeto se tratava de uma mulher com uma lâmpada na mão e com o vestido bem folgado. A princípio, a ideia é de que essa estátua fosse usada com um farol no começo do Canal de Suez. No entanto, após um tempo, esse acordo acabou não dando certo, foi quando Bartholdi partiu para América em busca de realizar o seu projeto.

Estátua da Liberdade: Protestos Contra a Obra.

Anos mais tarde, em seu lançamento em outubro de 1886, diversos grupos que lutavam pelos direitos escassos das mulheres se juntaram. Com isso, elas protestaram contra o fato de uma imensa imagem feminina estar exposta com o intuito de representar a liberdade. A revolta era o fato de a realidade ser bem diferente. Pois, na mesma época, as mulheres sequer tinham direito de votar.

Por esse motivo, apenas algumas mulheres estavam presentes na inauguração. Ou seja, parentes e esposas dos envolvidos. Além disso, tudo que as mulheres daquela época podiam fazer, era protestar contra a estátua.

Sendo assim, as defensoras dos direitos das mulheres conseguiram alugar um barco no intuito de circular pela ilha e protestar enquanto acontecia a inauguração. Apesar de não poderem ser ouvidas por causa do barulho de tiros de canhão e apitos, elas seguiram fazendo os seus discursos de protesto.

A Estátua Quase Foi Coberta Por Ouro e Quase Seria um Farol.

Desse modo, ao finalizar a estátua, Bartholdi sugeriu que a estátua fosse coberta por ouro. No entanto, ele tinha o intuito de deixar a estátua visível ao anoitecer. Entretanto, levou-se em consideração a dificuldade que foi conseguir dinheiro suficiente para colocá-la de pé. 

Obviamente ninguém seguiu em frente com a ideia de cobrir uma estátua daquele tamanho com ouro. Além disso, a ideia original da estátua é que ela seria um farol gigante, para que tivesse alguma utilidade e assim conseguisse fundos do governo. 

Entretanto, após construída, a ideia de acender como um farol não obteve sucesso. Sem falar que a localização também não era uma das melhores, isso gerou uma certa frustração a Bartholdi. Por isso, ele demorou para aceitar que aparentemente a estátua não tinha um propósito.

Concluindo.

Então, para deixar claro, a Estátua da Liberdade foi um presente que a França deu aos Estados Unidos da América. Embora o presente tenha atrasado 10 anos, a comemoração foi ao centenário da Independência dos EUA. Fato esse que aconteceu no ano de 1876. 

Dessa forma, os Estados Unidos venceu uma disputa contra a Inglaterra. Então, por esse motivo ganhou essa obra gigantesca como presente em 1886, da França.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados