Dicas Para Você Cuidar Bem de Suas Orquídeas
Siga-nos

Dicas Para Você Cuidar Bem de Suas Orquídeas.

Anúncios

Antes de mais nada, e caso você ainda esteja em dúvida, o primeiro passo é ir a uma loja e comprar o quanto antes as suas orquídeas. Pois, existem muitos mitos acerca dos cuidados com a planta que não são verídicos. Por isso, o primeiro passo é desmistificar isso e entender que você pode sim cuidar de orquídeas como qualquer outra planta. Desse modo, veja a seguir algumas dicas para você cuidar bem de suas orquídeas.

Sendo assim, na hora de escolher, busque por plantas que estejam com os botões fechados. Pois, isso significa que terá mais tempo de floração e consequentemente vai durar mais. Além disso, evite aquelas plantas que possuam folhas amareladas ou secas. Ao chegar em casa, escolha um local sem correntes de ventos, mas que tenha uma boa oscilação de temperatura, elas amam.

Anúncios

No entanto, se onde você mora for quente e a noite tem muita queda de temperatura, talvez suas orquídeas demorem a florescer. Pois, aparentemente são as altas temperaturas à noite que ajudam no florescimento das mesmas. Mas, não desanime se esse for o seu caso, tenha os cuidados necessários e sem dúvidas ela irá florescer muitas vezes.

Dicas Para Você Cuidar Bem de Suas Orquídeas
Cuidados com Orquídeas (Imagem: Canva Pro)

Regue Suas Orquídeas Adequadamente.

Além disso, os especialistas dizem que uma das dicas para você cuidar bem de suas orquídeas, é que elas amam umidade. Por isso, não deixe que fiquem secas por muito tempo. Por outro lado, se você observar bem e cavar o local em que sua orquídea está plantada, verá que existem nela algumas cascas e musgos. Portanto, esses materiais impedem a absorção adequada da água.

Anúncios

Contudo, existem alguns métodos que auxiliam na hora de molhar suas orquídeas, como por exemplo, o método usando o cubo de gelo. Onde as pessoas colocam os cubos de gelo semanalmente em cima dos seus potes de orquídea. Desse modo, o gelo derrete lentamente e incentiva as raízes a beberem água no próprio ritmo e as cascas a absorverem um pouco da água.

Além disso, existe também o método da imersão que também é bastante eficaz para regar as orquídeas. Então, você deverá colocar a orquídea em um recipiente maior que o vaso da planta e deixá-la imersa  por mais ou menos 15 minutos. Com isso, os materiais da planta irão absorver a água e depois liberar essa água para as raízes.

Escolha o Melhor Local Para as Suas Orquídeas.

Agora, para abrigar as suas orquídeas, escolha um local que não pegue sol o tempo inteiro, mas seja arejado. Pois, muitas orquídeas ao tomar sol apresentam manchas brancas de queimaduras. Sendo assim, evite que as suas orquídeas tomem sol por longos períodos. 

No entanto, o ideal é que suas orquídeas não fiquem diretamente voltadas para o sol. Mas, que sintam a claridade e o calor em um determinado período de tempo. Pois, isso evitará que as plantas queimem ou fiquem muito secas, assim impedindo um crescimento saudável.

Então, o local ideal na sua casa, pode ser próximo a uma janela ou sala iluminada. Dessa maneira, essas plantas necessitam mais de luzes indiretas e brilhantes, do que uma exposição total ao sol. Entretanto, não esqueça que pouca luz pode resultar em dificuldade na floração, e muito sol pode queimá-las.

Veja Como Replantar e Fazer Florescer Suas Orquídeas.

Por fim, saiba identificar quando a sua orquídea precisa ser replantada. No entanto, você só precisa saber disso, caso tenha tido sucesso com sua orquídea. 

Dessa forma, quando as raízes do vaso começarem a sair dele, significa que está na hora de replantar sua orquídea. Portanto, você deverá trocá-la por um vaso maior. Contudo, primeiro retire todas as flores e folhas mortas e também o talo da flor se parecer seco. 

Depois, coloque em um novo vaso e mantenha os mesmos cuidados que vinha tendo. Provavelmente, em breve ela estará florescendo novamente.Entretanto, se após 6 meses ela não florescer, corte novamente o caule antigo e continue os mesmos cuidados.

Considerações Finais.

Existe um fato interessante sobre as orquídeas! Saiba que elas não são todas iguais, totalmente idênticas. Na verdade, são mais de 50 mil espécies de orquídeas espalhadas no mundo todo. Entretanto, 3500 delas são encontradas no Brasil. 

Dessa forma, enquanto algumas encantam por suas flores, outras fazem brilhar os olhos no uso culinário. Ou seja, como ocorre com a Vanilla, que dá origem à fava de baunilha. 

Embora permaneçam floridas por até 60 a 90 dias, orquídeas se bem cuidadas costumam viver ainda mais tempo. Portanto, em determinadas épocas do ano, voltam a dar flores. E aí, gostou do nosso artigo de hoje? Esperamos ter ajudado com essas dicas para você cuidar bem de suas orquídeas.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados