3 Dicas de Técnicas Para Falar Bem em Público
Siga-nos

3 Dicas de Técnicas Para Falar Bem em Público.

Anúncios

Sabemos perfeitamente, que é super normal sentir um pouco de nervosismo ao se apresentar para algum público. No entanto, se ao fazer uma apresentação você acabar travando, use essas 3 dicas de técnicas para falar bem em público. Com isso, você poderá encontrar tranquilidade e passar a mensagem que deseja aos seus ouvintes.

Sendo assim, não importa se você vai precisar falar em uma reunião apenas com uma equipe ou se vai se apresentar para um grande público. Muitas vezes, só o fato de pensar em falar para uma plateia escutar já gera um certo desconforto. Portanto, o fato é que independente da ocasião, em algum momento será necessário falar com seu público.

Anúncios

No entanto, você poderá escolher qual vai ser sua performance. Pois, existem diversas técnicas que farão você muito bem, quando o assunto é fazer discurso em público. Contudo, isso pode mudar completamente a imagem que deseja passar através da sua fala.

3 Dicas de Técnicas Para Falar Bem em Público
Falar em Público (Imagem: Canva Pro)

Pratique e Ensaie Antes de Falar em Público. 

Sem dúvidas, a frase “a prática leva à perfeição” nunca fez tanto sentido. Pois, é assim que se tornará confiante no que faz. Dessa forma, o ideal é praticar o máximo que puder, para assim se aperfeiçoar a cada dia. O que você pode fazer é basicamente começar a falar o máximo que puder na frente das pessoas.

Anúncios

Além disso, busque maneiras de estar sempre em situações das quais você precise falar com muitas pessoas. Contudo, criar o hábito de falar fará com que aos poucos você se sinta cada vez mais à vontade. Por isso, tente se colocar em situações das quais você saia da sua zona de conforto.

Você pode praticar falando em grupos no seu ambiente de trabalho. Ou até mesmo, ser voluntário para falar em reuniões de equipe. Além disso, você também pode treinar diversas vezes sozinho em frente ao espelho. Desse modo, o que importa na verdade é praticar, independente de qual forma seja.

Interaja com o Público e Faça uma Apresentação Dinâmica. 

Uma outra forma eficaz de se sentir à vontade quando estiver falando em público, é interagir com o público. Pois, isso além de deixar o público entretido, também fará com que você se sinta menos sozinho. Portanto, busque maneiras de interagir com o público, o que está sendo abordado.

Por exemplo, se achar pertinente você pode fazer perguntas sobre o tema. Assim, estará incentivando as pessoas a fazerem perguntas sobre o tema e também entender melhor o que está sendo dito. No entanto, lembre-se de evitar palavras que coloquem em dúvida o que você está passando. Palavras que geram incerteza podem acabar deixando a sua apresentação duvidosa.

Além disso, evite ler as suas anotações palavra por palavra. Entretanto, faça tópicos do que precisa ser abordado. Assim, você evitará que a sua apresentação fique robotizada. Além do mais, não é nada legal ficar o tempo todo olhando para o papel como se não existisse público. Sem dúvidas, seria desconfortável para aqueles que estão vendo, sem falar na falta de segurança que isso passa.

Não Deixe o Nervosismo Tomar Conta.

Atente-se sempre a como você está falando. Pois, se ficar nervoso e acabar falando muito rápido e sem pausas, pode acabar não conseguindo a atenção do público. Então, tente ser o mais natural possível e desacelerar no momento em que estiver se embolando com as palavras. Respire fundo e mostre-se confiante, para aqueles que estiverem assistindo sentir o mesmo.

Por fim, procure não pensar muito no que está fazendo, isso pode aumentar o nervosismo. Ao invés disso, foque no público que está ali pra tirar de você algum aprendizado. Afinal, o que está sendo dito, é mais sobre eles do que sobre você mesmo. Portanto, passe segurança sempre ao falar e concentre-se no que o público está esperando de você.

Considerações Finais. 

Esperamos que tenha gostado dessas 3 dicas de técnicas para falar bem em público. No entanto, queremos deixar mais uma dica de ouro: A técnica do “mapa mental”! Contudo, essa técnica pode ser praticada de diversas formas. 

A ideia é você conseguir transmitir a mensagem desejada de forma direta. Ou seja, ser o mais claro e direto possível. Portanto, para fazer o mapa mental, você vai usar o mesmo roteiro da apresentação, mas resumindo-o em palavras-chaves relacionadas a cada tópico. Então, agora é só colocar essas dicas em prática e boa apresentação.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados